
Como a IA está transformando o content marketing no mundo
Pesquisa com 688 profissionais do setor confirma adoção vertiginosa da tecnologia e melhores maneiras para aproveitá-la
Em apenas dois anos, a adoção de inteligência artificial entre profissionais de content marketing passou de 65 % para impressionantes 95 %. A conclusão vem da pesquisa internacional conduzida por Andy Crestodina, da Orbit Media Studios.
O relatório, cujos resultados preliminares foram divulgados recentemente, foi realizado a partir de entrevistas com 688 profissionais de content marketing do mundo todo, e eu tive a satisfação de contribuir.

Principais conclusões da pesquisa:
- Adoção vertiginosa da IA
- Em 2023, 35 % dos profissionais ainda resistiam à IA. Em 2024, esse número caiu para 20 %, e agora, em 2025, apenas 5 % continuam fora dessa jornada.
- IA como editora, não como redatora principal
- A função mais utilizada da IA? “Sugerir edições”: para cerca de dois terços dos profissionais, a IA já faz parte do processo de refinamento do texto .
- Escrever artigos completos ainda é raro — apenas 10 % dos profissionais utilizam desse jeito. E esse é o uso com menor correlação com bons resultados .
- Outros usos complementares da IA
- Respondentes relataram que usam IA para: pesquisa de palavras-chave e metadados, checagem de fatos, tradução ou simplificação de conteúdo, sumarização ou adaptação para outros formatos e como assistente para destravar o fluxo criativo.
- Preocupações ainda existentes
- A maior delas é precisão (77 %), seguida por originalidade (63 %), consistência de tom de voz (50 %) e ética (41 %). Apenas 5 % disseram não ter nenhuma preocupação.
- Ganho de eficiência real
- A duração média de produção de um artigo vinha crescendo há quase uma década e, em 2025, despencou: de 4h10 em 2022 para 3h27 — um avanço impulsionado pela IA.
- Entre profissionais que utilizam IA, o tempo médio foi reduzido de 3h48 para 3h24: um ganho de eficiência de cerca de 10 %.
- Impacto nos resultados de marketing
- Content marketers que não usam IA têm menos chance de relatar “resultados fortes” (benchmark de desempenho: 20 %).
- Usar IA para gerar ideias costuma trazer melhores resultados — 23 % relatam resultados fortes, contra 14 % dos que não usam IA.
- Por outro lado, quem usa IA para escrever artigos completos tem resultados aquém do benchmark.
Como usar melhor a IA em seus projetos de content marketing?
- Para times que valorizam qualidade e relevância, usar IA como assistente/editora (não como roteirista completo) é a estratégia mais inteligente.
- Criar conteúdo relevante começa com boas ideias, e é nesse ponto que a IA tem sido mais eficaz.
- Equilibre inovação e ceticismo: monitore precisão, autocriticamente revise, mantenha a voz da sua marca e encare a ética como um princípio, não apenas um detalhe.
Segundo Crestodina, a versão final do relatório será ainda mais robusta e divulgada em breve.
Por hora, eu te convido a conferir o conteúdo já publicado com gráficos, dados e contexto, direto da fonte.