O que é link building e como você pode ganhar posicionamento no Google

Empresas que desejam manter um bom posicionamento no Google necessitam contar com estratégias sólidas de crescimento orgânico por meio da criação de links de alta qualidade

Saber o que é link building significa colocar em prática um dos principais fatores de ranqueamento. Por essa razão, é fundamental incluir em suas táticas de marketing digital esse tipo de estratégia.

A seguir, você aprenderá quais são os principais recursos para criar links que, efetivamente, ajudam a conquistar posições relevantes no Google.

O que é link building?

Em linhas gerais, o termo diz respeito a um conjunto de estratégias que visam vincular um site ao outro. Para que o trabalho com link building gere sucesso, é fundamental contar com empenho, domínio técnico e planejamento de ações consistentes.

Afinal, conquistar links implica em muitos desafios relacionados à assessoria, marketing de conteúdo e, principalmente, intenção de busca dos usuários. Não é à toa que esse tipo de estratégia de SEO é considerada uma das mais difíceis.

Por que link building é importante para o bom posicionamento da sua empresa

Há muitas que justificam a importância do link building para o crescimento orgânico. Nós selecionamos as mais relevantes para te ajudar a compreender por que focar nesta estratégia vai melhorar o posicionamento da sua marca no Google. Confira a seguir:

·         O buscador encontrará diferentes páginas do seu site de forma mais rápida;

·         Sua empresa obterá maior credibilidade e confiabilidade na internet e fora dela;

·         O negócio terá uma posição cada vez mais alta em mecanismos de pesquisa;

·         A empresa poderá se beneficiar do tráfego de direcionamento de referência.

Além destes, existem inúmeros elementos que comprovam que o link building é grande aliado de estratégias que oferecem vantagem competitiva para quem investe nele. Mas, para que ele seja bem direcionado, é importante considerar alguns pontos.

Veja agora: As melhores ferramentas de SEO para analisar seu site

O que não pode faltar em uma estratégia bem-sucedida de construção de links

Como já dissemos, o trabalho com link building é complexo e deve ser desempenhado por profissionais experientes no assunto. Somente quem é especialista nesse tipo de estratégia será capaz de oferecer resultados de impacto para seu negócio.

Tudo começa pelo planejamento do conteúdo que será disponibilizado em diferentes sites para que os links sejam direcionados para seu site. Isso envolve pesquisa de palavras-chave, análise de tráfego, intenção de busca do usuário, entre outras coisas.

Nesta etapa, é fundamental contar com o trabalho de um redator especialista em SEO.  A construção de um texto consistente e relevante para o público é determinante para o sucesso da conquista de links.

Em relação aos links propriamente ditos, eles são mensurados pelo Google a partir do PageRank, que determina o valor de cada um. Eles devem ser construídos com o objetivo de impactar o alcance orgânico. Os principais são os seguintes:

Links contextuais

São adicionados no corpo do conteúdo. Na maioria dos casos, eles possuem alta relevância e, portanto, aumentam a probabilidade de cliques. O ideal é destacar esses links com uma fonte e cor diferenciadas.

Links “Follow”

Dividem-se em 4 categorias. Os nofollow informam que o Google não deve associá-los aos dois sites no ranqueamento. Os rel=sponsored indicam que um link foi pago e o UCG mostra links que vêm de conteúdo gerado pelo usuário.

Os links dofollow são os que contém maior porcentagem de ranqueamento. Eles indicam ao Google que não existem atributos que impeçam a análise do PageRank. No entanto, é importante que eles sejam provenientes de fontes confiáveis e de qualidade.

Links editoriais

São adicionados por um site que, sem acordo prévio, tomou a decisão de usar algum termo âncora para sua página. Por isso, eles podem ser considerados eficazes, desde que o Google detecte que a adição ocorre de forma natural.

E, por falar em naturalidade…

Este deve ser considerado o termo chave para quem deseja iniciar uma boa estratégia de link building. Isso significa que a naturalidade deve estar presente desde escolha do texto âncora (texto usado para vincular uma página à outra).

Leia também: Como montar uma estratégia de conteúdo que vende

É fundamental evitar expressões do tipo “clique aqui” ou “visite tal site” Ao invés de ranquear, elas podem afastar o usuário da sua empresa. É por isso que devemos, mais uma vez, enfatizar a escolha da palavra-chave e a análise da intenção de busca.

Outro fator determinante para o bom ranqueamento no Google é o equilíbrio. O excesso de links e palavras-chave viola as diretrizes do buscador, o que pode implicar em penalidades algorítmicas.  

Na hora de investir em link building, considere contar com profissionais experientes e que conhecem os detalhes  do PageRank e de outros algoritmos do Google. Contrate uma agência de marketing digital confiável que possa atender a sua necessidade.

Redação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Categorias

Últimos Posts