Onde o blog se encaixa na sua estratégia de marketing de conteúdo?




Produzir conteúdo para um blog é um componente essencial para a estratégia de marketing de conteúdo. Ter uma estratégia de postagem alinhada com o seu público-alvo ajudará no seu objetivo de gerar mais leads para o seu negócio.


Os benefícios do blog


Para começar, considere os maiores pontos positivos dos blogs (e zero negativos) - ele contribui significativamente para sua estratégia de marketing de conteúdo, fornecendo os seguintes benefícios:


1. Ajuda a atrair tráfego para o seu site Toda vez que você escreve uma nova postagem no blog, uma nova página é indexada em seu site - e o Google e outros mecanismos de pesquisa adoram! Isso prova que seu site está ativo. Cada página que você adiciona oferece nova chance de ser encontrado nos resultados de pesquisas.


2. Compartilhamentos trazem reconhecimento nas mídias sociais

Se você criar um ótimo conteúdo em seu blog, as pessoas desejarão compartilhá-lo nas mídias sociais (assim como você já compartilha nas mídias da sua marca para suas personalidades). Quanto mais pessoas compartilharem, mais visitas você terá e mais isso ajudará seus resultados de SEO.



Veja você se está fazendo um bom trabalho em SEO


3. Ajuda no aumento das conversões


“Como?” Você pode estar se perguntando. Adicione botões de ação (os CTAs) às postagens do seu blog que direcionam para landing pages. Quanto mais postagens você tiver, mais pessoas verão seus CTAs, o que aumenta as chances de conversão. Mais visitas ao site e mais leads? Produzir conteúdo para o blog é um ganha-ganha.


4. Cria autoridade


Se você estiver respondendo perguntas comuns e resolvendo os problemas da sua persona em seus blogposts, as pessoas começarão a encará-lo como um líder no setor e a confiar em sua empresa. Quanto mais uma pessoa confiar em sua empresa, maior será a probabilidade de se tornar um cliente algum dia.


Como implementar uma estratégia de marketing de conteúdo e blog?


Agora que você conhece (ou se lembrou) os benefícios dos blogs pode estar se sentindo totalmente deslocado do assunto. Para te ajudar, vamos destacar como os blogposts se encaixam na sua estratégia de marketing de conteúdo - desde o início.


  1. Defina metas S.M.A.R.T. para o marketing de conteúdo (S.M.A.R.T. é um acrônimo conhecido pelos profissionais de marketing para definir metas com base em cinco direcionais: Specific, Measurable, Achievable, Realistic, Time-based - específico, mensurável, alcançável, realista e oportuno, respectivamente traduzidos). Não sonhe com seus objetivos, crie um plano para alcançá-los. Para garantir que você esteja no caminho certo, não pense em sonhos, mas em metas.

  2. Defina suas personas. A persona é uma representação semi-fictícia do seu cliente ideal com base em pesquisas e dados dos clientes atuais da sua empresa. Quanto melhor você conhecer sua personalidade, mais bem-sucedido será em todos os seus esforços de marketing de conteúdo.

  3. Decida qual tipo de conteúdo funciona melhor para o seu negócio. Com base na(s) sua(s) persona(s), decida qual conteúdo funciona melhor e planeje a criação de ebooks, whitepapers, podcasts etc. - e como você usará os blogs para apoiar a promoção e complementá-la.

  4. Crie um calendário editorial. Depois de estabelecer o tipo de conteúdo que você deseja criar, é importante que você implemente um plano de ação para desenvolver e promover esse conteúdo. Pensar em uma programação com 90 dias de antecedência pode ajudar você a ver o conteúdo como um todo e compreender se todos os pontos estão recebendo a devida atenção.

  5. Promova seu marketing. Do que adianta ter um conteúdo incrível se ninguém sabe que ele existe? Use seus recursos para entregar essas informações para as personas do seu negócio através das mídias sociais, e-mail, blog e assim por diante.

  6. Meça seus resultados. A beleza do marketing digital usando plataformas de automação de marketing como é que é muito fácil monitorar seus resultados. Fique de olho em suas análises e guie seus esforços para melhorar ainda mais seus números. Entenda o que funciona e o que não funciona e otimize a partir daí.

Confira 7 ferramentas para te ajudar a ter ideias de conteúdo

Obtendo máximo valor em seu calendário editorialde publicações

Nenhuma empresa é pequena ou grande demais para não ter um blog, embora seja importante fazer direito.


Os blogs devem ser usados como um conteúdo do estágio de conscientização que educa seu público-alvo e responde a perguntas e pontos problemáticos que eles possam ter.


Você pode descobrir para quem precisa desenvolver conteúdo de três maneiras:

  • Criando conteúdo de acordo com o que as suas personas desejam ver;

  • Desenvolvendo pesquisas para ver o que interessa ao seu público;

  • Monitorando seu conteúdo prévio para ver o que teve bom desempenho.

Produza com consistência


Estabelecer uma rotina como parte de sua estratégia de postagem de blog é uma obrigação. Seus leitores se acostumam a ver seu conteúdo de forma consistente e dentro do cronograma. Você corre o risco de perder audiência se decidir fazer uma pausa nas publicações. Portanto, comprometa-se ao calendário de publicação.


Publicar de maneira consistente também ajudam no SEO, porque os mecanismos de pesquisa preferem novos conteúdos. Além do aumento das palavras-chave de cauda longa (long tail keyword), você verá uma diminuição na sua taxa de rejeição ao ganhar mais tempo por visitante em seu site.


Otimize as postagens do seu blog


Para extrair o melhor resultado da sua estratégia de blogposts, é preciso realizar uma pesquisa cuidadosa das personas que leem seu blog, otimizar suas publicações já existentes, promover os conteúdos através das mídias sociais e mais: aprender com os resultados e aplicar algumas mudanças no no percurso, como:


Link estratégico


A inclusão de links internos e externos é importante para as postagens do seu blog. Links internos aumentarão o tráfego e as classificações de SEO, além de estabelecerem você como um grande líder de conhecimento. Links externos ajudam a estabelecer credibilidade e talvez até uma oportunidade para eles se vincularem a você. Também é importante garantir que esses links sejam naturais para o leitor em toda a narrativa e que você não esteja adicionando um link apenas por isso.


Considere a criação de uma campanha link-building (estratégia de gerar links externos apontando para o seu site) para melhorar seu perfil nos mecanismos de buscas.


Faça pesquisa de novas palavras-chave


A pesquisa de palavras-chave é uma parte fundamental da sua estratégia de postagem de blogs. O conteúdo de qualidade é favorecido pelos mecanismos de busca, mas se você não estiver usando as palavras que as pessoas estão procurando, seu blog não vai performar como deveria - ou poderia.


Existem muitas ferramentas disponíveis para ajudá-lo em sua pesquisa de palavras-chave. Também é importante usar mais palavras-chave de cauda longa, ou seja, frases com três a quatro palavras específicas sobre um tópico.


Você pode ter ótimas ideias, mas descobrir quais perguntas estão sendo feitas diretamente pelos prospects, clientes ou outras pessoas on-line ajudará a garantir que você esteja escrevendo postagens de blog que realmente respondem a perguntas reais que seu público está buscando por respostas.


Seja mais exigente com imagens


Sua postagem no blog não é apenas um texto; a imagem também é importante. Um post visualmente atraente terá mais envolvimento; também ajuda a aumentar o tráfego dos mecanismos de pesquisa de imagens (inclua uma alt tag).


Pense também se tabelas podem ajudar a ilustrar a história. Contrate um designer, se necessário, para criar um infográfico. Vivemos em uma cultura visual e as mídias sociais estão se tornando cada vez mais centradas em imagens. Por isso é importante incluir recursos visuais em cada postagem para obter o máximo de visualizações.


Lembre-se sempre de utilizar CTAs


Todas as suas postagens no blog precisam ter chamadas à ações CTA (onde o usuário clique para acessar algo, visualizar uma informação ou cadastrar-se para receber novidades); deve haver algo que atraia o leitor a se tornar um lead.


Os Call to Actions (CTAs) podem ser visuais ou apenas texto sem formatação, mas devem estar relacionadas à postagem do blog de alguma forma; caso contrário, você verá uma baixa taxa de conversão em suas postagens. Embora a maioria dos CTAs esteja localizada na parte inferior de uma postagem de blog, brinque com o canal para ver o que funciona melhor para sua empresa.


Planeje suas publicações


Para aumentar o alcance de suas postagens no blog, você precisa compartilhá-las nos canais de mídia social. Sentimos muito em dizer, mas apenas escrever um novo tweet sobre sua nova postagem será suficiente. É necessário agendar várias mensagens em cada uma das plataformas em que sua empresa está. Convide seus funcionários a compartilhar as postagens para aumentar ainda mais seu alcance e adicione-as às notificações automáticas do blog para que recebam um email sempre que uma nova postagem do blog for ao ar.


Lembre-se de que diferentes canais sociais têm horários de pico diferentes para compartilhamento, bem como o que deve ser incluído nessa mensagem. A publicidade social paga também é uma ótima idéia para ajudar a aumentar o público do seu blog. Certifique-se de acompanhar as postagens com bom desempenho (e aquelas que não tiveram bons resultados também) para melhorar continuamente suas estratégias.





Copyright © Prosperidade Conteúdos