Use a mídia paga para acelerar estratégias de inbound marketing

Atualizado: Mai 27


Existem três tipos distintos de mídia que formam o mix essencial de marketing digital: própria, orgânica e paga. O inbound marketing tradicionalmente é a união entre os dois últimos tipos, como uma forma de estabelecer contato com sua audiência de forma omnichannel: você estará em contato com seus clientes e prospects através de conteúdo no site, artigos no blog, conteúdo premium chegando em newsletter e, também, mantendo relacionamento com o público-alvo nas redes sociais.

Como profissional de marketing digital, poupe esforços ao tentar separar custos de inbound e campanhas pagas. Ao invés disso, pense nas campanhas de mídia paga como uma extensão da estratégia de inbound marketing.

Para fazer isso funcionar, você precisará dedicar tempo à criação de uma estratégia abrangente o suficiente para dar conta do público-alvo específico a ponto de mapear cada passo a ser dado.


Veja dicas de como usar a mídia paga para acelerar os resultados de sua estratégia de inbound marketing


Mídia paga como parte da ativação

"Nosso negócio inteiro gira em torno do uso de mídia paga para auxiliar a entrega do inbound marketing. A atual estrutura de mídia paga é usar vídeos como o primeiro ponto de contato com prospects que estão no topo de funil na jornada de compra. Então, usamos a exibição como um canal de meio de funil, tentando levá-lo adiante na jornada.

Fazemos a ativação nas mídias sociais para promover e estar presente nos pontos de contato com o prospect, promovendo e criando proximidade. Por fim, investimos nas ferramentas de pesquisa paga e SEO." — Brad Reifschneider, Diretor-assistente de Marketing Digital na Universidade Grand Canyon.


Integre a mídia paga no seu planejamento


“Tento ver e tratar a mídia paga como parte do todo, e não como um esforço independente. Uma boa tática é configurar as campanhas do Google AdWords para usar o modelo de redução de tempo e procurar conversões assistidas no Google Analytics, além das conversões de último clique (last-click conversions), que podem oferecer uma visão mais holística de como os usuários interagem com seu conteúdo convertem”, Charlotte Price, Analista de buscas pagas na Venture Automotive, consultoria de marketing especializada no mercado automotivo.


Tenha um alvo muito bem definido


"Com uma variedade tão grande de tecnologias de segmentação nas plataformas de anúncios em mídias sociais, é mais essencial do que nunca escrever e encaminhar a mensagem certa ao público certo no momento certo. Vimos um retorno significativo com nosso video-marketing. Qualquer profissional de marketing digital experiente entende que as variáveis são grandes, mas a publicidade em vídeo impressiona e tem o potencial de oferecer valor orgânico sustentável muito depois que o orçamento expirar”, Jared Rowe, ex-diretor de Digital/Interação na Stratasys Direct, companhia líder global em impressão 3D.


Trabalhe em parceria com o SEO


"Usar o Google AdWords para acelerar o inbound marketing é uma maneira extremamente eficaz de segmentar palavras-chave que nossos produtos não classificam organicamente na primeira colocação das páginas de resultados dos mecanismos de buscas (SERP, sigla de Search Engine Results Page). Pagar para aparecer acima das listagens orgânicas aumenta nosso tráfego inbound, ficando na frente dos visitantes que não estariam expostos a nossas listagens orgânicas”, Sara Breeding, diretora de marketing na Axosoft, desenvolvedora de gerenciamento de softwares de ágile.


Você tem muitos canais a escolher por onde deseja distribuir sua oferta de conteúdo com a estratégia inbound. Essencialmente, o segredo está em entender onde está o público-alvo e em que etapa da funil está o seu prospect. Para isso, relembre que a estratégia inbound prega a amostragem. Faça testes, edite sua campanha e fique atento a como o seu público reage.


Se precisar de ajuda com um parceiro para desenhar e executar suas estratégias de marketing digital, conte conosco!



Copyright © Prosperidade Conteúdos