Marketing de conteúdo: quando terceirizar e quando produzir internamente?

Atualizado: Mai 27


Quando uma empresa pensa em como expandir o planejamento de marketing, é comum pensar sobre o que pode ser terceirizado e o que deve continuar sendo feito pelos próprios colaboradores. E, para ser sincero, não há uma resposta preto no branco, uma resposta única e certeira para essa questão - ela depende completamente dos objetivos, do orçamento e de uma infinidade de outros fatores.


De fato, é possível empregar com sucesso uma combinação de marketing interno e terceirizado para atender às necessidades da sua empresa, ou você pode obter um ROI melhor ao contratar uma equipe de profissionais de marketing pelo preço de um colaborador interno - levando em conta tributos e encargos.


Para te ajudar a decidir, listamos algumas perguntas e respostas sobre a terceiração do marketing de conteúdo


- Um redator externo pode capturar e transmitir a voz da minha marca?

Essa é uma preocupação válida, e nós entendemos: você é sua empresa e sua empresa é sua marca; portanto, é difícil confiar em outras pessoas.


Quando você trabalha com uma agência com uma equipe de redatores altamente talentosos e bem treinados, eles podem adotar facilmente a voz da empresa para se conectar com as diferentes personas dos compradores de maneira eficaz.


Esses “contadores de histórias” talentosos e com espírito criativo têm procurado especificamente o trabalho em agência porque preferem a dinâmica e a diversidade do ambiente - portanto, mesmo que você queira contratar um profissional redator para trabalhar na sua empresa, poderá ter problemas com o recrutamento e a retenção.


Além disso, obter uma nova perspectiva é uma coisa boa - alguém fora da sua empresa terá mais facilidade em criar distância emocional da sua marca e produzir conteúdo que seja objetivo e confiável aos olhos do público. Os escritores internos tendem a adotar uma abordagem mais publicitária, o que é ótimo quando a situação o exige, mas para os objetivos da sua empresa, você precisa de redatores incrivelmente versáteis, que possam criar conteúdo, relações públicas e publicidade.


- Atualmente contrato apenas um freelancer para escrever um post por semana. Para que preciso de uma equipe inteira? Há mais coisas que preciso fazer?

Embora o conteúdo seja uma grande parte de uma estratégia de inbound, há muito mais do que isso.


O objetivo final é produzir resultados - não apenas escrever um post por semana. Portanto, quando você escreve, precisa escrever conteúdo alinhado às necessidades de sua persona, que se enquadre em uma estratégia abrangente de geração de leads e seja desenvolvido com as melhores práticas de SEO, equilibrando consistência, palavras-chave e inovação. Existem diferentes tipos de conteúdo que requerem diferentes conjuntos de habilidades.


Por exemplo: existem diferentes práticas recomendadas para escrever white papers, escrever um e-book ou criar um infográfico. Quando você terceiriza seu marketing de conteúdo para uma agência, obtém uma equipe de especialistas em cada uma dessas áreas específicas; ou seja, se você contratar internamente ou um freelancer, ele deverá ser ter bons conhecimentos em todos os aspectos dos tipos de conteúdo - caso contrário, o desempenho das peças que você terá nas mãos ficará muito longe do esperado.


E mais! Cada postagem do blog pode levar horas para ser concluída quando você leva em consideração o tempo para pesquisar, escrever, revisar e publicar, o que significa levar em conta o tempo de produção e a carga de trabalho do profissional interno versus contar com uma equipe contratada para entregar o que você precisa e está dedicada apenas a isso.


- Qual é o padrão de qualidade de conteúdo no trabalho com uma agência?


Não há desculpa para gramática ruim, seja de uma agência ou de um redator interno. É mais provável que você tenha erros de digitação ou preposições incorretas se tiver um freelancer ou uma pessoa interna escrevendo, pois não há editores ou etapas de qualidade, como revisão, ao longo do caminho.


Uma boa agência fornecerá um compilado de conteúdos totalmente prontos, seja para um anúncio no Facebook, postagem no blog ou cartão postal, então, a única coisa com a qual você precisa se preocupar é se o conteúdo está produzindo resultados e vendas.


- Posso fazer um período de teste com uma agência de conteúdo?


Se você ainda não tiver certeza sobre a contratação de uma agência de marketing de conteúdo, pode “molhar os pés” fazendo parceria com elas por um período definido. Isso depende, claro, da agência e de como os contratos e compromissos são estruturados, mas se você puder fechar um contrato por um projeto curto que seja, pode ser um bom momento para testar a dinâmica toda, afinal, assim como você definirá alguns termos, as agências possuem suas próprias regras para definir prazos e seguir com o planejamento.


Quando o projeto ou contrato estiver chegando ao fim, tente criar e gerenciar o conteúdo para comparar o trabalho da agência com seus próprios esforços para ver se você poderia ter feito melhor - ou, no mínimo, internamente.


Se você acha que seu trabalho produziu melhores resultados, talvez tenha as habilidades necessárias para levar a produção de conteúdo internamente (ou talvez seja a hora de encontrar outra agência).


Além disso, você pode tentar terceirizar apenas uma pequena parte do seu plano de conteúdo para uma agência. Por exemplo: se os blogs consistentemente são um aborrecimento para você e sua equipe, por que não terceirizar isso para uma agência que pode fornecer resultados consistentes e alta qualidade? Ou talvez você goste de escrever para o blog, mas deseja oferecer aos visitantes do seu site um e-book para download. Este pode ser facilmente um projeto único para uma agência de conteúdo.


Mais alguma coisa?

Bem, se as primeiras perguntas não te ajudaram a chegar a uma conclusão, sejamos mais práticos. Você deve terceirizar o marketing de conteúdo se:


  • Você não quer ou não consegue encontrar e contratar um redator versátil e talentoso

  • Você não tem espaço de escritório ou recursos (como dispositivos e materiais) suficientes para uma equipe de conteudistas

  • Você não tem tempo para escrever e gerenciar o marketing da sua empresa

  • Você não tem profissionais de marketing internos bem-especializados, focados nos vários tipos de conteúdo

  • Você não tem tempo para acompanhar as tendências de marketing


Ajudamos?




9 visualizações

Copyright © Prosperidade Conteúdos