Contratando uma agência: tudo que precisa saber sobre seu parceiro estratégico de markerting digital

Atualizado: Mai 27



A empresa está crescendo e você está pensando em contratar uma agência de marketing digital para desenvolver ações, estratégias e amplificar a voz da sua marca - e aumentar lucros da empresa? Ótimo! Mas é importante também saber o que você pode ou não esperar de uma empresa contratada.


Após anos de experiência na área, a estrategista de marketing Shannon Delmarle compartilha dicas muito esclarecedoras para quem está pensando em trabalhar em conjunto com uma agência de marketing.


Confira a seguir tudo que precisa saber sobre seu parceiro estratégico de markerting digital


1) A agência é uma parte do seu time, mas não está aqui para fazer todo o seu trabalho


"Quando abordo um novo cliente, a primeira coisa que eu quero que eles percebam é que quero fazê-los parecerem bons, pois o sucesso deles é o meu sucesso. Isso não só me posiciona como seu parceiro, mas também reduz qualquer suspeita de que minha agência tenha sido contratada para assumir seu papel. Na verdade, algumas das parcerias mais bem sucedidas entre cliente e agência acontecem entre o diretor de marketing do cliente e o estrategista de marketing da agência."


O que se entende por colaboração? Tenha certeza que a agência:


  • É parte das suas estratégias de marketing;

  • Esteja ciente dos próximos eventos dos quais você pode fazer parte;

  • Saiba dos patrocínios com os quais você está envolvido;

  • Seja convidada para todos os seminários on-line que você apresentar ou coparticipar;


Sabendo o que você tem “na manga” é mais fácil de atualizar as estratégias para as ações de marketing - abrindo caminho para o verdadeiro trabalho de equipe e uma infinidade de ideias criativas.


2) A agência quer que você seja saiba e entenda sobre os conceitos básicos de marketing de conteúdo digital e Inbound marketing


Alguns podem questionar isso, mas, quanto mais atualizado o cliente estiver sobre marketing digital, mais elevadas serão as campanhas e ideias. Se o cliente e o estrategista estiverem na mesma página e linguagem, será necessário gastar menos tempo educando o cliente no básico - e mais tempo estará disponível para estruturar campanhas bem-sucedidas.


No mínimo, você deve:

  • Entender a importância de traçar metas. Seu estrategista de marketing não deve criar nenhum um conteúdo ou uma campanha até que as metas sejam definidas e aprovadas pelo cliente. Dessa forma, o estrategista e o cliente trabalharão em direção aos mesmos objetivos, e suas ideias serão focadas em torno desses objetivos.

  • Definam juntos quem é o público-alvo. Sem objetivos, você não tem estratégia, mas sem conhecer o público-alvo ou entender para quem está tentando vender, você não tem ideias de conteúdo. Conhecer seus consumidores permite que você reúna grandes ideias a partir de um brainstorm e crie campanhas e conteúdos completamente fora da caixa.

  • Perceba que o valor é mais crucial que a marca. O marketing nem sempre é sobre marca, mas sempre é sobre agregar valor às pessoas que têm problemas e estão procurando uma solução. Seu conteúdo deve imprimir as mensagens da sua marca, mas no final do dia, ele precisa ser útil e levar a o usuário impactado para o próximo passo na jornada de compra.


3) Inbound Marketing não é uma estratégia de um dia para o outro

Este modelo de abordagem é como um delicioso ensopado de inverno que leva tempo para que todos os ingredientes se fundam na combinação perfeita de sabores. Enquanto cozinha, você pode adicionar mais sal, pimenta ou temperos, mas você não saberá se está bom a menos que experimente um pouco. Não gostou do sabor? Adicione mais sal. Ama cenouras? Ótimo, adicione mais!


O Inbound marketing usa a mesma abordagem. A promoção por email não funcionou bem? Vamos refinar e reenviar. Esta postagem do blog está convertendo bastante tráfego? Ótimo, vamos escrever mais artigos sobre o tópico ou criar uma peça premium sobre pensamento de liderança!


Se você procura o inbound marketing como uma fonte instantânea de geração de leads, provavelmente ficará decepcionado. Construir uma campanha que gere leads e nutri-los até que estejam prontos para vendas exige muita pesquisa, criatividade, desenvolvimento e promoção. Clientes que obtêm mais sucesso com essa abordagem de marketing, precisam entender que esse é apenas um componente de estratégia de marketing e leva tempo para criar o caminho certo.


4) Aprender sobre seus negócios, setor, concorrentes e clientes leva tempo

Para uma verdadeira parceria, seu estrategista deve fazer uma tonelada de perguntas sobre seus negócios, não porque eles estão testando você, mas porque eles querem aprender mais para poder criar estratégias melhores. É importante nessas chamadas de integração ter os principais participantes do lado do cliente disponíveis e dispostos a compartilhar as informações para que o estrategista possa começar a usar esses detalhes para iniciar seu planejamento. Durante a integração, pode parecer que uma mangueira de incêndio está sendo direcionada a você. Eu prometo que haverá um momento em que uma luz acenderá em sua mente e você perceberá que os meses de “entrevistas” permitiram o desenvolvimento das melhores recomendações possíveis!


5) Sou um estrategista de marketing, não a "pessoa da plataforma"


Existem plataformas e ferramentas maravilhosas para executar estratégias de inbound, mas esta não sou eu. Um contratado pode usar brocas e serras ao trabalhar em sua casa, mas não é o “cara da broca”. Existem muitas ferramentas e tecnologias de marketing excelentes por aí, e as usamos para dar vida às nossas estratégias.


6) Um estrategista sempre recomenda estratégias antes de táticas para ajudar a aumentar seu ROI


O que isso significa? Nem tudo que reluz é ouro! Ou seja, nem sempre o que um amigo fez na empresa é a melhor maneira de executar seus planos de marketing ou vendas. Antes de colocar táticas diferentes na parede para ver o que adere, a melhor abordagem é basear suas táticas nos objetivos, personas e planos que você definir primeiro.


Se você levar alguma lição deste artigo para casa, é que deve tratar o seu estrategista e agência de marketing como parte de sua equipe, e só assim vai obter o sucesso desejado. Lembre-se dessas dicas e acredite que você contratou esta agência por um motivo. Deixe-os fazer o que é melhor para sua empresa.


Se está em busca de um parceiro para suas estratégias de marketing, estamos aqui para isso.



Artigo originalmente publicado pela agência SmartBug.

Copyright © Prosperidade Conteúdos