Como usar o vídeo marketing para atrair mais clientes?




O uso e consumo de conteúdo de vídeo tem aumentado. Isso porque o conteúdo em vídeo provou ser uma ferramenta eficaz para educar o cliente sobre um produto e também para a geração de tráfego.


As estatísticas indicam que a porcentagem de empresas que aproveitam o conteúdo em vídeo aumentou de 63% em 2018 para 81% no ano passado. As pessoas guardam mais o aprendizado visual do que o texto. O video marketing é, portanto, uma das melhores maneiras de educar e informar seus prospects e clientes sobre seu produto e marca.



Crie mais conteúdos


O conteúdo de vídeo provou ter um dos menores custos na estratégias de aquisição de clientes. A razão para isso é que você pode criar um vídeo e incorporá-lo em todos os seus canais de marketing.


Além disso, você não precisa procurar serviços de produção de vídeo profissional. Se você estiver disposto a investir em uma boa câmera e microfone, poderá fazê-lo internamente; reduzindo seus custos de produção de conteúdo de vídeo. Há muitos softwares gratuitos de edição de vídeo disponíveis.


Para saber mais: Dicas essenciais para desenvolver estratégias de vídeo marketing com baixo orçamento

Lembre-se, o objetivo do vídeo é a aquisição de clientes. Portanto, deixe seu conteúdo se comunicar ou mostrar ao cliente sua vantagem competitiva.


O que você está fazendo de melhor? Crie um passo a passo sobre como seu produto ou serviço resolve um problema ou como seu produto funciona.


Benefícios do vídeo marketing para aquisição de clientes

1- Você pode usar vídeos para educar os compradores em potencial antes que eles comprem


Com o aumento da aceitação do conteúdo de vídeo, os consumidores estão recorrendo a esse modelo para aprender sobre novos produtos, serviços e provedores de serviços. Aproveite esta oportunidade e demonstre aos seus clientes como um produto funciona.


Outra maneira de educá-los é criando conteúdo em vídeo com perguntas frequentes (FAQ). Um vídeo muito curto pode ajudar a resolver os problemas do seu consumidor e reduzir o número de clientes insatisfeitos. Se recomendamos tentar? Absolutamente sim.



2- Dominando o compartilhamento


Se você estiver criando conteúdo informativo e interessante, seus clientes se sentirão mais a vontade para compartilhá-lo nas plataformas de mídia social.


Segundo o DreamGrow, 75% das pessoas compartilharão conteúdo se acharem interessante. A mesma pesquisa indica que 2 em cada 3 pessoas compartilham conteúdo se acharem divertido. Portanto, se seu conteúdo estiver em despertar o interesse do seu cliente, tenha certeza de que ele será compartilhado.


3-Tem um impacto direto nas vendas


Segundo Wyzowl, especialista em vídeos explicativos animados, 74% dos consumidores compraram um produto depois de assistir a um vídeo explicativo relevante sobre ele. Deseja obter uma cotação direta para uma venda? Use conteúdo de vídeo; é o tom perfeito.


4- É uma ótima ferramenta para construir confiança


Para converter um lead em uma venda, a confiança é a base - e esse deve ser seu foco principal na criação de conteúdo em vídeo. Ao não "vender", mas fornecer conteúdo de vídeo útil e informativo, você está criando um relacionamento positivo que cria uma conexão emocional com sua marca e produtos. Acenda a paixão do consumidor por seus produtos, aproveitando essa confiança.


5- O conteúdo do vídeo é cativante, portanto, atende aos curtos períodos de atenção de seus consumidores


Com um tempo de atenção reduzido, os seres humanos precisam de algo que atraia sua atenção e mantenha o foco. Qual a melhor maneira de fazer isso do que o conteúdo de vídeo? O envolvimento do conteúdo de vídeo ajudará rapidamente seus consumidores a entender seu produto, mantendo-os absorvidos pelo conteúdo.


6- Storytelling: conexão através da emoção


Pesquise seus clientes em potencial no contexto deles e conte uma história com a qual eles possam se relacionar. Seus clientes precisam se conectar à sua história. Portanto, será importante ficar imerso onde eles gastam seu tempo e descobrir do que estão falando: quais palavras-chave estão usando? Em quais comunidades sociais estão? Você precisará disso para configurar o tom relevante da sua conversa.


Não tente vender nada: seja uma pessoa confiável. Você quer ser apresentado a uma comunidade social por inspirar confiança. Portanto, evite parecer promocional. Compartilhe uma história que informe, entretenha ou eduque. Caso contrário, você construirá um relacionamento negativo com seus consumidores e eles perderão a confiança em você.


Para saber mais: Vídeos e Storytelling: como aumentar a conexão com seus clientes através da emoção


Então, como começar a usar o vídeo marketing para atrair mais clientes?


O primeiro passo é definir suas personas

  • Quem são eles?

  • Em que eles estão interessados?

  • Quais são as necessidades deles?

  • Onde eles trabalham?

  • Quais outros produtos eles estão usando?


Isso ajudará você a decidir quais canais de marketing serão adequados para eles e como veicular as informações de maneira atraente para cada um deles.


Como você escala seus canais de aquisição de clientes?


Ao escalonar os canais de aquisição de clientes, pode ser difícil descobrir sua plataforma ideal de direcionamento de tráfego. Portanto, você precisa continuar testando diferentes canais e aproveitar as informações obtidas dos dados existentes do cliente para fazer os ajustes necessários. Aqui estão algumas maneiras de escalar seus canais:


  • Aumente o envolvimento do cliente oferecendo um ótimo conteúdo

Os clientes optam por ficar com você porque você tem algo a oferecer. E mais: porque além da oferta, eles se sentem conectados e envolvidos com você.


Mantenha-os envolvidos, oferecendo-lhes um conteúdo valioso. Ao desenvolverem confiança em sua marca, eles se tornarão seus embaixadores. Nunca faça com que os potenciais compradores sintam que tudo o que você está tentando fazer é fechar uma venda. Mostre - e entregue - valor a eles!


  • Comprometa-se com a consistência de entrega

Quando os clientes interagem com seu conteúdo, eles querem ver consistência com a história da sua marca. Para conseguir isso, você precisa ter um entendimento completo da jornada do seu cliente.


Em todas as etapas, desde a exposição até a primeira venda e além, deixe-os sentir que o conteúdo é autêntico e corresponde à promessa da sua marca. Lembre-se de que as plataformas de mídia social estão aumentando, dando aos consumidores mais controle sobre os anúncios. Implemente esta dica para garantir que você não fique de fora do radar desses potenciais clientes.


Para saber mais: 7 ferramentas para te ajudar a ter ideias de conteúdo

  • Continue procurando um novo público-alvo

Para maximizar a publicidade paga, você precisa continuar testando novas audiências. Isso também é importante ao tentar comercializar seu produto para novos públicos-alvo. O objetivo é continuar testando até encontrar uma audiência que faça seus negócios crescerem.


O lado bom de jogar no mesmo time da tecnologia é que ela fornece análises em tempo real, o que ajuda você a continuar ajustando e fazendo alterações até encontrar seu público-alvo ideal. Depois de encontrá-los, lembre-se de mantê-los envolvidos com conteúdo útil em vez de anúncios segmentados.


  • Use publicidade paga com sabedoria

Para conseguir isso, você precisa restringir seu público-alvo mais relevante e personalizar o conteúdo para se ajustar à demografia. A vantagem disso é que você alcançará taxas de conversão muito altas a um custo menor, pois seus possíveis compradores segmentados provavelmente serão convertidos em clientes compradores.


Segmente seu público-alvo, dependendo de atributos similares, como geolocalização, comportamentos sociais e interesse dos visitantes, para obter conversões mais altas.


  • Vá direto para a venda

Embora a técnica de persuasão do cliente seja a norma mais comum, ir direto à venda também é uma boa ideia. Garanta que, em cada ponto de contato do cliente, você dê a oportunidade dele finalizar uma compra. Durante o processo, você pode aproveitar e pedir os e-mails dos prospects para fins de atendimento ao cliente e proporcionar-lhes uma experiência personalizada e emocionante para que eles voltem.


  • Encontre seu canal e fortaleça-o

O objetivo aqui é encontrar o canal de marketing digital que funciona para você e continuar otimizando para obter o melhor ROI possível. A espinha dorsal disso é entender o seu público para estabelecer qual conteúdo eles consideram valioso.


  • Promova o marketing de afiliados e influenciadores

Os influenciadores já têm um relacionamento estabelecido com seus clientes em potencial e confiarão nas recomendações deles. Entre na onda desse relacionamento para aumentar sua receita. Mas cuidado: pode não ser o caminho a ser seguido para todas as empresas. Certifique-se de medir o sucesso de suas iniciativas, analisando a resposta do seu público e tomando a decisão de prosseguir ou não.


Mensurar resultados é o que pode ser o grande diferencial para definir se suas estratégias estão alinhadas ou não com as metas da empresa.





Copyright © Prosperidade Conteúdos