7 ferramentas para te ajudar a ter ideias de conteúdo

Atualizado: Mai 27



Sejamos sinceros aqui: o desenvolvimento de conteúdo novo, interessante e digno de compartilhamento pode ser bastante difícil de ser feito regularmente, especialmente quando você está escrevendo para diversos clientes e conta com cronogramas bastante apertados.


Você provavelmente já marcou todas as matérias interessantes, os fóruns de discussão, os sites de curadoria de conteúdo e os grupos de mídia social que se concentram no desenvolvimento de conteúdo. Por isso, para economizar seu precioso tempo reunimos aqui sete de nossas ferramentas favoritas que o ajudarão a fazer um brainstorm eficaz e a criar novas idéias para seus futuros empreendimentos de conteúdo.


Apesar de algumas das plataformas estarem disponíveis apenas em inglês, a linguagem é fácil e intuitiva - e vale conhecer. Confira as plataformas a seguir.



1) Topsy (disponível apenas em inglês)


O Topsy fornece a capacidade de ver quais tweets, fotos e vídeos estão ganhando destaque - e próximos de atingir o Trending Topics. Isso não só é útil quando você está tentando acessar o conteúdo mais envolvente, mas também oferece uma visão geral de quem são os principais influenciadores em vários assuntos.


Você pode usar essas informações para continuar a conversa desenvolvendo conteúdo por conta própria e identificando os influenciadores que já demonstraram interesse no assunto, aumentando assim a probabilidade de que esses influenciadores compartilhem seu conteúdo original nas redes deles.


Na prática: você encontra um tópico de tendências sobre "aprimorando o SEO de uma pequena empresa", mas percebe que nenhum dos influenciadores abordou a importância de garantir informações de contato dos leads (nome, endereço, número de telefone). Você pode então escrever uma peça focada na importância desses dados no que se refere ao SEO e marcar os influenciadores que estão publicando sobre isso ultimamente.


2) Google Trends


Semelhante ao Topsy é o Google Trends, que também oferece uma visão geral dos tópicos mais populares e relevantes do seu setor, neste caso com base nos dados adquiridos nas pesquisas do Google. Você pode simplesmente digitar uma de suas palavras-chave e filtrar os resultados por data, região, assunto e assim por diante, e ver seus resultados em gráficos fáceis de ler. Mesmo que o serviço esteja disponível no Brasil, você pode também acessar a plataforma de outros países para ter enriquecer ainda mais seu brainstorm.


Na prática: se seu cliente é um especialista em SEO e você está desenvolvendo uma nova peça para o blog dele, uma simples pesquisa no Google Trends pelas palavras-chave "SEO Marketing" mostrará o interesse nessas palavras-chave ao longo do tempo (dividido pela localização geográfica), bem como tópicos e consultas de pesquisa relacionados às suas palavras-chave (classificadas por popularidade).


3) Quora


Disponível em português, o Quora foi projetado para ser usado como uma plataforma de compartilhamento de conhecimento e funciona como um site de perguntas e respostas com mais de 80 milhões de usuários. Qualquer pessoa pode postar uma pergunta e qualquer pessoa pode responder. É um site incrivelmente útil para reunir novas ideias e insights sobre nichos super específicos e obter informações sobre as tendências atuais de um determinado setor. Você pode postar sua própria pergunta ou pesquisar em um repositório alimentado por quase 5.000 novas perguntas por dia.


Na prática: você pode criar uma peça de conteúdo sobre ferramentas que pequenas empresas podem usar para melhorar seus esforços de marketing. Uma pesquisa rápida no Quora fará a seguinte pergunta: quais são as ferramentas de marketing mais importantes para uma pequena empresa? Você pode iniciar sua pesquisa lendo as 75 respostas que os usuários do Quora forneceram.


4) Google Notícias


Essa é uma maneira super fácil de utilizar suas palavras-chave, setor, produto ou serviço para aprender sobre eventos atuais e notícias relacionadas ao seu tópico. Com um pouco de pesquisa, você pode usar as notícias de hoje e desenvolver uma peça rápida e fácil com seu próprio ponto de vista sobre um assunto de relevância.


Na prática: se você está escrevendo uma matéria sobre cibersegurança, pode encontrar um novo ponto de vista relevante para o seu artigo fazendo uma pesquisa rápida no Google Notícias com a palavra-chave "website". Muitos dos resultados para essa pesquisa que fizemos tinham a ver com os golpistas criando sites completamente falsos, mas com aparência autêntica, para roubar informações dos clientes - um excelente olhar para o seu artigo sobre o assunto de segurança na web.


5) Google Consumer Surveys (disponível apenas em inglês)


Outra ferramenta útil que o Google fornece (por uma pequena taxa) é o Google Consumer Surveys, que fornece algumas dicas sobre a mente do seu público-alvo, sem a necessidade de uma tonelada de pesquisa de marketing. A plataforma ajuda você a criar uma pesquisa, encontra os usuários para responder às suas perguntas e fornece resultados completos para sua pesquisa em menos de três dias. Essa é uma ferramenta extremamente útil para aprender exatamente quais são os interesses do seu público-alvo. Apesar de ainda não estar disponível no Brasil, é uma ferramenta para ficar de olho.


Na prática: digamos que você produz conteúdo para um blog focado em marketing no setor financeiro. Você pode enviar uma pesquisa perguntando às pessoas quais informações eles procuram quando se trata de suas finanças (pessoais ou comerciais) e utilizar essas respostas para desenvolver conteúdo novo e interessante.


6) Pinterest


Quando falamos em curadoria de conteúdo, o Pinterest é o rei. Você deve estar se questionando “Pinterest?! Não é apenas mais um site fofo cheio de fotos de cupcakes e sapatos e inúmeras quantidades de ideias de receitas?” Estamos tão felizes que você perguntou! Sob o seu exterior fofo, o Pinterest é uma poderosa máquina de curadoria de conteúdo que coleta, organiza e exibe informações relevantes para qualquer tópico ou área de interesse em particular. Mais que isso: é uma ferramenta incrível de mídia social que funciona como um mecanismo de pesquisa, ajudando você a encontrar facilmente novos conteúdos (potencialmente inexplorados) para serem consimdos.


Na prática: digamos que você esteja escrevendo um artigo intitulado "Os 10 principais erros de otimização de sites a serem evitados". Fazer uma pesquisa rápida por “erros de otimização de sites” fornece milhares de resultados relevantes, de blogsposts escritos sobre o tópico até infográficos que detalham o assunto. Não apenas você pode coletar facilmente todas essas informações e organizá-las em seus próprios painéis do Pinterest, mas a variedade dos resultados da pesquisa também pode fornecer novos pontos de vista.


7) LinkedIn


Assim como o Pinterest, o LinkedIn pode não ter surgido como uma ferramenta útil para o brainstorming de novas ideias de conteúdo. No entanto, com 3 milhões de usuários ativos que compartilham conteúdo semanalmente, a rede social é um ótimo repositório de informações na forma de discussões que podem ser usadas ao escrever uma postagem relacionada ao setor. Ao ingressar em grupos do LinkedIn relacionados ao seu setor, você pode encontrar facilmente o que mais interessa a essas pessoas - e pode gerar conteúdo a partir daí.


Na prática: se você estiver escrevendo uma postagem de blog sobre Experiência do Usuário, pode entrar em um grupo sobre o assunto e ler o que essas pessoas estão compartilhando e discutindo para obter algumas ideias antes de criar o seu de conteúdo.


Ou seja, ao adicionar uma ou todas essas ferramentas ao seu radar, você poderá dizer adeus aos dias em que desenvolver conteúdo novo, interessante e digno de compartilhamento, parecia uma tarefa árdua. Essas plataformas não apenas ajudarão você a refletir de maneira eficaz e a apresentar novas ideias para conteúdos, mas também a criar um repertório maior de insights com mais de um olhar.


Agora, se estiver em busca de um parceiro para planejar e executar sua estratégia de conteúdo, conte com a Prosperidade.




51 visualizações

Copyright © Prosperidade Conteúdos