O que faz um gerente de projetos, entenda porque ele é o coração de uma boa equipe

À frente do desenvolvimento e execução de projetos específicos, o gerente de projetos é um líder nato e com alta capacidade de organização

O que faz um gerente de projetos? Atualmente, quase toda empresa conta com um departamento de gestão de projetos, mesmo informalmente.

Ele é responsável por viabilizar o desenvolvimento de estratégias e iniciativas pensadas para o alcance de metas exclusivas. 

Os projetos, cada um com seus diferentes tipos de processos, são temporários e executados durante a criação de um serviço ou produto específicos, exigindo um profissional que, além de estar por dentro de todos os detalhes, garanta as entregas dentro dos prazos. 

É por isso que a presença de um gerente de projetos é fundamental para que o seu negócio alcance seus objetivos com inteligência e de maneira eficaz.

O Gerente de Projetos tem um Papel estratégico

Um gerente de projetos tem uma função estratégica, pois é ele quem acompanha, garante os recursos necessários para que o projeto saia do papel e é responsável por avaliar a performance de sua equipe por meio de uma análise contínua de métricas.

Ele ainda se certifica de que todos os projetos sejam cumpridos e entregues dentro do prazo estipulado entre a empresa e o cliente. 

De acordo com o Project Management Institute (PMI), organização estadunidense que integra profissionais de gestão de projetos, os gerentes de projetos são considerados agentes de mudança e possuem um papel de liderança, inspirando um sentimento de propósito em sua equipe.

gerente de projetos reunida com sua equipe

Qualidades para se tornar um bom gerente de projetos

Como realiza um papel estratégico, o gerente de projetos deve possuir algumas habilidades que irão fortalecer sua atuação como líder.

A comunicação é uma das principais competências de um gerente de projetos, pois ele lida com pessoas de diferentes áreas e possui um papel fundamental nas negociações e gestão de crise.

Outra qualidade que não pode faltar nesse profissional é sua capacidade de organização. Como é necessário controlar cada etapa de desenvolvimento de um projeto para evitar atrasos e queda de performance da equipe, manter tudo organizado é primordial. 

Como um bom líder nato, o profissional de projetos deve motivar sua equipe e conquistar a confiança de todos a fim de executar e finalizar projetos no prazo e com excelência, com o mínimo possível de adversidades.

A flexibilidade é outra competência importante de um bom gerente de projetos. Isso porque o profissional está sob constante pressão e exposto a um ambiente sempre dinâmico. 

Ele também deve estar atento à cultura organizacional da empresa em que atua e disposto a se adaptar a diferentes cenários corporativos.  

gerente de projetos reunida com sua equipe explicando ações que devem ser realizadas

Formação de um gerente de projetos

Com um caráter multidisciplinar, profissionais de diversas áreas podem atuar como gestores.

No entanto, é necessário um conhecimento prévio de gestão que pode ser desenvolvido por meio de uma educação formal, graduação e pós-graduação, ou informal, que inclui cursos online, palestras e treinamentos. 

Algumas empresas podem até mesmo exigir uma certificação profissional, a fim de validar o conhecimento adquirido por ele em sua carreira, principalmente quando a atuação será em um nicho de negócio. 

Atualmente, existem diversos MBAs na área e também é possível adquirir a certificação de Project Management Professional (PMP), emitida pelo PMI. Para adquirir o PMP, não é necessário educação formal, apenas ter atuado na área de gestão. 

O PMI ainda conta com o Guia para o Conjunto de Conhecimentos de Gerenciamento de Projetos (PMBOK), material utilizado para orientar gerentes na gestão de projetos. 

Quanto ganha um gerente de projetos?

O salário de um gerente de projetos varia conforme o tamanho da empresa e cargo do profissional. 

Um profissional que atua como gerente pleno ou sênior em uma empresa de médio porte ganha em torno de 8 mil reais. Já empresas multinacionais chegam a pagar até 12 mil reais para o cargo. 

Conhecendo o que faz um gerente de projetos, fica muito mais fácil atuar em equipe em busca dos melhores resultados para todos. 

Redação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Categorias

Últimos Posts