Marketing digital B2B, segredos para alavancar seu negócio

Há muitas oportunidades para que empresas encontrem, fidelizem e vendam para outras empresas utilizando marketing digital 

Marketing digital B2B, será que dá mesmo para fazer?

Muito associado às estratégias de venda para o consumidor, o marketing digital também é eficaz na atração e retenção de clientes que são empresas, o famoso business to business. Para isso, há até um termo específico: é o marketing digital B2B. 

Quando se trata de clientes corporativos, há algumas particularidades que apenas os especialistas conhecem e que vamos revelar agora para você. Vamos lá?

Imagem de cartão de negócios com o nome B2B em evidência

Marketing digital B2B – Adote um CRM

O software de Gestão Comercial e Relacionamento com o Cliente (CRM) vai permitir acompanhar o funil de vendas e acompanhar cada uma das etapas, o que é essencial nas vendas B2B porque a jornada costuma ser longa.

O CRM vai ajudar a automatizar tarefas, identificar motivos para perda de oportunidades, recuperar clientes antigos e fazer upsell e cross sell, poupando tempo e aumentando a produtividade.

Com o CRM, também é possível monitorar o desempenho dos vendedores. Dessa forma, você vai conseguir tomar melhores decisões sobre expansão do time, promoções e bonificações. 

Veja também: Como Vender com E-commerce, 11 dicas essenciais

Produza conteúdo de alto nível

Para as empresas, informação nunca é demais. Elas são a base de todo negócio bem sucedido. Portanto, aproveite essa ânsia por informações para produzir conteúdo de interesse dos prospects. 

Aqui, cabe lembrar que para tornar sua estratégia mais assertiva, os conteúdos precisam ser compartilháveis pela sua audiência em sites e redes sociais. Isso aumentará a conversão. 

Explore formatos

Ao distribuir o seu conteúdo, quanto mais variado o formato, mais eficiente a estratégia de marketing B2B será.

Entre texto, imagem, vídeo ou áudio, teste as opções! Procure pensar em formatos que vão otimizar a interação com os clientes para cada conteúdo criado. 

computador em cima de uma mesa de trabalho, na tela dele está uma arte sobre marketing digital b2b

Foque na experiência do cliente

Poucas empresas apostam na experiência do cliente, em especial nos negócios B2B. Portanto, investir nisso é uma oportunidade de se diferenciar no mercado. 

É preciso estabelecer atendimento e abordagem pensadas nas necessidades e expectativas do seu cliente, ou seja, a sua empresa deve ser customer centric (centrado no cliente).

Lembre-se que toda a jornada deve manter o mesmo padrão de excelência. O pós-vendas é o desafio mais sensível, portanto, não economize na hora de resolver possíveis insatisfações e esclarecer dúvidas. 

Empresas que oferecem agilidade e eficiência em seu SAC têm mais credibilidade, e o marketing digital B2B pode se beneficiar ainda mais com avaliações positivas em sites como Reclame Aqui e Procon.

Seja mobile-first

Já existem mais smartphones no Brasil do que brasileiros. Ou seja, é muito mais provável que o seu cliente o encontre em uma tela de celular do que em um notebook ou desktop. 

E ainda, embora a digitalização esteja bastante avançada no mercado B2C, há muitas empresas B2B, em especial as mais tradicionais, que têm resistência ao mobile. Essa pode ser a sua oportunidade de se destacar. 

Tenha um site responsivo. A navegação favorece não só a experiência do cliente que explicamos acima, mas também o posicionamento da sua empresa no Google, uma vez que a atualização Mobile First-Index passou a priorizar as páginas responsivas nos resultados da busca.

Leia também: Métricas de Inbound Marketing, todas as que você deve saber

Não se esqueça do outbound

Hoje em dia, muito se fala do inbound marketing, que é de fato importante e que precisa ser feito. Porém, não podemos nos esquecer de fazer também o outbound marketing, aquele no qual buscamos ativamente o cliente. 

Em uma era na qual redes sociais e aplicativos de comunicação instantânea imperam, é preciso se valer deles para a busca. O Linkedin, por exemplo, é uma excelente fonte de busca e abordagem de empresas que podem se interessar por aquilo que você tem a oferecer.

Uma dica: antes de entrar em contato com os potenciais clientes, pesquise quem são eles e como seus produtos e soluções podem ajudá-lo em seus resultados. 

E, se você precisar de direcionamento, não esqueça de contratar uma boa agência de marketing digital, para atender as suas expectativas.

Redação

Compartilhe

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

ARTIGOS RELACIONADOS

NEWSLETTER

Cadastre-se para receber tendências e análises sobre as melhores práticas de marketing digital

Categorias

Últimos Posts